III Semana da Quaresma


«5Naquele tempo, eu estava entre o SENHOR e vós, para vos transmitir as suas palavras porque, com medo do fogo, não subistes à montanha. Ele disse: 6Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egipto, da casa da escravidão. 7Não terás nenhum outro deus além de mim.8Não farás para ti nenhuma imagem esculpida, seja do que está no alto do céu, ou em baixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. 9Não te prostrarás diante delas e não as adorarás, porque Eu, o SENHOR, sou o teu Deus, um Deus ciumento, que castigo a iniquidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração dos que me ofendem, 10mas uso de benevolência até à milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.11Não invocarás em vão o nome do SENHOR, teu Deus, porque o SENHOR não deixará impune aquele que tiver invocado o seu nome em vão.12Guarda o dia de sábado para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus. 13Trabalharás durante seis dias e neles farás todos os teus trabalhos; 14mas, o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus: não farás trabalho algum, nem tu, nem os teus filhos e filhas, nem o teu escravo ou escrava, nem o teu boi, o teu jumento ou qualquer outro animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. 15Lembra-te que foste escravo na terra do Egipto, donde o SENHOR, teu Deus, te tirou com mão forte e braço estendido. Por isso te ordenou o SENHOR, teu Deus, que guardasses o dia de sábado.16Honra o teu pai e a tua mãe, como te ordenou o SENHOR, teu Deus, a fim de prolongares os teus dias e viveres feliz na terra que o SENHOR, teu Deus, te há-de dar.17Não matarás.18Não cometerás adultério.19Não roubarás.20Não prestarás falso testemunho contra o teu próximo. 21Não cobiçarás a mulher do teu próximo e não desejarás a sua casa, nem o seu campo, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem nada que lhe pertença.» (Dt 5, 5-21)

Sem comentários:

Enviar um comentário