Pistas para não desistir

1. Fazer Catequese é um caminho, não um passo!
Os nossos passos estão cheios de precalços:
- Incompreensão dos pais, atitudes prepotentes, intrigas dos colegas catequistas, crianças desinteressadas, dúvidas de fé...
Só de olhar para cada uma dessas possibilidades ficamos desanimados.

Por isso é importante não perder de vista o horizonte global.
Não nos perdermos no detalhe e saber apreciar o todo da pintura.
Tropeçaste numa pedra?
Não vale a pena desanimar!
Interioriza que o caminho é longo. E belo. E que a meta vale a pena.
Aprende a relativizar as pequenas coisas em função das coisas grandes.
Olha para os pequenos passos que dás (fáceis ou difíceis) com o olhar de Jesus.
vais ver que surpresas te podem acontecer!

2. Lembra-te das razões porque és catequista?
Por teres sentido o apelo de Evangelizar?
Por partilhares com os outros uma experiência que enche de sentido a tua vida?
Porque aceitas estar passivamente na Igreja?
Pelo gosto de Educar?

Eu pessoalmente, recordo-me das minhas solidões e angústias de adolescente. E da minha irmã Lucília que era minha catequista e da sua paciência e respeito por mim. E de ter aberto para mim horizontes, quando já me resiganva à mesquinhez.

3. Cura-te das falsas motivações
Das motivações débeis. Porque todos as temos.
Pensa: não sou catequista para conseguir aplausos dos pais e convites para almoçar no dia da comunhão dos filhos.


Não sou catequista para "fazer qualquer coisa".
Não sou catequista por obrigação, para "pagar" o Crisma.
Não sou catequista para me esquecer das complicações da vida familiar.

4. Renova-te
No corpo e na alma. Começa a "fazer" catequese. É emocionante.
Ser catequista é desgastante. Tens de conseguir chegar à catequese com energia. Fresco como uma alface. Capaz de transmitir, também em termos físicos,a qualidade de vida que o Evangelho nos oferece.
Precisas de tempo para ti!
Para a tua oração!
Para pensares o teu projecto de vida.
Para investires na tua formação.

Precisas de descansar um pouco e olhar o caminho que já fizeste.
Senta-te na berma e olha para os quilómetros que já fizeste.
E agradece-os a Deus.
Olha a paisagem à tua frente.
Pede-Lhe força para os vencer.

Escuta a Voz que soa no mais fundo de ti:
"Está na hora. Vamos anunciar o Meu Evangelho? Eu sabia que podia contar contigo!"
E responde-lhe:
"Vamos. Não será fácil, mas Contigo é possível."

(Rui Alberto, Editorial da revista Catequistas, Edições Salesianas)

Sem comentários:

Enviar um comentário